top of page

Como mostrou Gilberto Freyre, a palavra mocambo está associada ao local destinado aos negros, aos marginalizados socialmente, às atividades agrícolas, sendo muitas vezes comparados às favelas da cidade do Rio de Janeiro. O autor ainda encaixa o negro como o ‘terror da burguesia dos sobrados’, pois habitavam as casas populares da cidade, os mocambos. Já em 1919, na cidade de Recife foi proibida a construção de mocambos em sua região central. A substituição dos mocambos por outro tipo de casas populares na verdade se mostrou como uma substituição somente cenográfica, na visão de Freyre. Este autor observa que o problema dos mocambos deveria ser visto mais como um problema social do que urbanístico, e sua apreensão por parte dos governantes apresentava um teor demagógico.​

​

​

Para mostrar que a realidade apresentada pelo autor existe nos dias de hoje, dividimos nosso trabalho em seções, visando melhor entendimento para o público. São elas: Infraestrutura, saúde, educação básica, economia e acessibilidade urbana. Esperamos que vocês gostem e, caso tenham sugestões e críticas, nos mande um e-mail ou entrem em contato. A opinião de vocês é essencial para o aprimoramento do nosso trabalho!

the film

Somos estudantes do 6º período de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Desenvolvemos esse site para disciplina de Jornalismo Multimídia Especializado em Política e Economia, orientados pelo professor Lula Pinto. Fomos intrigados pelas particularidades similares, mas ao mesmo tempo, contrastantes, dos bairros do Espinheiro e Alto José do Pinho.

bottom of page